A escritório japonês Nikken Sekkei acaba de concluir uma nova construção no distrito financeiro central de Dubai, abrangendo o "maior balanço do mundo", que flutua a 100 metros do solo. Composto por duas torres conectadas por uma ponte horizontal fechada, o "One Za'abeel" atua como um novo ponto de entrada para a cidade. Projetado para ser um símbolo do crescimento e expansão de Dubai, o projeto oferece fácil acesso à região central da cidade. O plano inclui restaurantes, espaços comerciais, locais de trabalho e acomodações em hotel.
O ponto de conexão flutuante entre ambas as torres é chamado de "The Link". Localizado a 100 metros acima do solo, possui uma plataforma de observação com 230 metros de comprimento e vistas panorâmicas. Com 66 metros de balanço, é atualmente o maior balanço do mundo, proporcionando aos espectadores a ilusão de estar flutuando no ar. A construção apresenta uma estrutura externa que reduz a torção e resulta em um interior livre de colunas.
Os 530.000 metros quadrados do One Za'abeel são dedicados a espaços de uso misto, incluindo 12.000 metros quadrados de espaço comercial, 26.000 metros quadrados de espaço de escritório, além de apartamentos suntuosos, duplex e coberturas com cinco quartos. A ponte divide o local ao meio, facilitando o deslocamento de pessoas entre os dois arranha-céus e servindo como uma entrada para a cidade. As torres têm alturas de 305 metros e 235 metros, respectivamente.
O projeto conta com vidro Low-E no exterior, que proporciona proteção solar e transparência. As aletas de vidro permitem diferentes expressões ópticas dependendo do ângulo de visão, enquanto os padrões de pontos brancos protegem contra a radiação solar e reduzem o "efeito espelho" das estruturas, conferindo-lhes uma aparência tridimensional. Na base do One Za'abeel está o Podium, um complexo de lojas e restaurantes de três andares com espaços verdes, parques urbanos e uma piscina no jardim. No geral, o esquema está alinhado com o compromisso dos Emirados Árabes Unidos de atingir a meta de emissões líquidas zero até 2050, e a One Za'abeel obteve a certificação LEED GOLD.
Arranha-céus podem se tornar marcos e ícones de uma cidade e de seu horizonte. Em Nova York, o "One High Line" do BIG está prestes a ser concluído. No bairro de Sluisbuurt, em Amsterdã, a torre residencial de 22 andares do MVRDV será em breve uma realidade. O projeto apresenta uma estrutura feita de madeira, uma fachada geradora de energia e espaços comuns. No NEOM, o mega projeto na Arábia Saudita, um novo empreendimento chamado "Epicon" foi recentemente anunciado, apresentando dois arranha-céus pontiagudos na costa do Golfo de Aqaba.